Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, III Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

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ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA PERSPECTIVA DOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UM OLHAR SOBRE AS PESQUISAS DO GEPAC

Luciane da Silva Lima Vieira, Raiza Carla Mattos Santana, Gisele Regiani Almeida, Manuella Villar Amado, Maria Alice Veiga Ferreira De Souza

Última alteração: 2016-07-12

Resumo


RESUMO

 

O objetivo desse trabalho foi analisar de que forma os trabalhos realizados por um grupo de pesquisa, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Científica e Espaços de Educação Não Formal (GEPAC), que utiliza os espaços de educação não formal como abordagem de ensino tem buscado alcançar a alfabetização científica. Relacionamos nossa pesquisa de acordo com as publicações que descreviam práticas realizadas em espaços diversos de educação não formal e que buscavam a promoção da alfabetização científica. Concluímos que os trabalhos analisados ressaltam a importância do desenvolvimento dessa prática para a aprendizagem efetiva dos estudantes da educação básica, através de diversas abordagens pedagógicas como sequencias didáticas, metodologia de projetos pedagógicos e aprendizagem baseada na resolução de problemas. O grupo de pesquisa também tem buscado trabalhar aspectos da pedagogia museau na formação de professores, sempre com objetivos de atingir a alfabetização científica.  


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