Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, III Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

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AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O QUE PENSAM OS ALUNOS

Michele Guedes Bredel de Castro, Crislayne Prado de Assis

Última alteração: 2016-07-13

Resumo


Mediante o cenário atual de um mundo tecnológico onde a internet rompe barreiras territoriais vemos a educação a distância se destacando a cada dia com suas oportunidades e desafios. O presente artigo aborda a temática da avaliação na educação a distância, é fruto de um trabalho final de curso e objetiva analisar o nível de percepção dos alunos frente à avaliação da aprendizagem em meios digitais. Para isso, dialoga com autores, tais como Hoffmann (1994), Boruchovitch (2001), Luckesi (2005), Moraes (2009), Nunes (2010), dentre outros. Estruturou-se o texto abordando primeiramente os pressupostos teóricos que embasaram a pesquisa, para em seguida apresentar a metodologia que se baseou numa abordagem qualitativa e quantitativa, com aplicação de questionários e, finalizar apresentando os resultados encontrados. Os achados desta pesquisa apontam que o aluno tem conhecimento dos recursos e benefícios que a avaliação da aprendizagem oferece, bem como os impactos que a mesma causa em sua motivação, porém, de alguma forma a avaliação em meios digitais não está sendo verdadeiramente efetiva e na visão do aluno o professor ainda é incapaz de reconhecer suas dificuldades por meio desta ferramenta.


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