Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, III Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

LESSON STUDY: UM MÉTODO JAPONÊS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Vanessa Ribeiro Gaigher, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza

Última alteração: 2016-07-12

Resumo


Diversos documentos e pesquisas oficiais apontam para os resultados dos desempenhos negativos dos estudantes brasileiros na área de Matemática. Por outro lado, essas mesmas fontes, ressaltam o desempenho positivo de estudantes de países asiáticos. Muito se tem discutido no meio científico sobre estratégias para melhorar o quadro da educação em matemática no cenário brasileiro e internacional. Nesse sentido, buscamos discutir a aplicação de um método japonês de desenvolvimento profissional de professores denominado Lesson Study. Esse método de caráter colaborativo e reflexivo consiste de três etapas básicas: planejamento, execução e reflexão de uma aula, ou uma sequência de aulas, que buscam aperfeiçoar a prática docente com vista no aluno como protagonista do seu aprendizado. Esse artigo é parte de um projeto de pesquisa científica em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo. Pelos progressos apresentados até o momento com os participantes da pesquisa, podemos concluir que o Lesson Study possui potencial formador por estar apoiado em reflexões sobre a própria prática do professor, além de fornecer a ele aprendizagem que vai além da teoria, abarcando a possibilidade de compreender e aprimorar suas qualidades e limitações bem como entender os processos de raciocínio de seus estudantes, suas dificuldades e facilidades.


Texto completo: PDF