Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, III Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

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TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Michele Guedes Bredel de Castro, ANDRÉ LUIZ CASTRO LEAL, Josimeire Do Amaral Tavares

Última alteração: 2016-07-13

Resumo


O presente trabalho traz uma abordagem sobre a utilização de softwares leitores de tela para a inclusão de alunos portadores de Deficiência Visual. Para tanto, foram definidos quatro softwares, os quais são classificados dentro das Tecnologias Assistivas (TA) como programas leitores de tela. O artigo traz um breve histórico sobre a Educação a Distância (EaD), bem como o número de cegos que possuem curso superior, além de uma pesquisa sobre as principais leis e decretos que garantem o direito de inclusão deste tipo de aluno na educação. Uma das características marcantes da EaD, é a autonomia do aluno quanto ao seu ensino-aprendizagem, e pensando nisso a TA vem para possibilitar a autonomia destes alunos. Existem diversos desafios quanto a inclusão de pessoas com deficiência visual na EaD, no entanto, os softwares pesquisados cumprem com o papel a que se propõem, mas ainda há muito o que melhorar quanto à adequação dos mesmos aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). É necessário, além dessa adequação, um estudo específico ao se planejar o curso de EaD, visando alcançar as pessoas portadoras de deficiência visual, pois a universidade é obrigada por lei a proporcionar este acesso a todos.


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