Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, III Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA: BREVES ESTUDOS

Renan Oliveira Altoé, Rony Cláudio de Oliveira Freitas

Última alteração: 2016-07-13

Resumo


O presente trabalho tem por finalidade apresentar alguns dos estudos que tratam da “Formulação de Problemas em Matemática”, os quais compõem o tocante da revisão de literatura de uma pesquisa de Mestrado Profissional que se encontra em andamento no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória – ES. Por esse objetivo, atende por pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Serão apresentados ─ nos limites de página desta comunicação científica ─ 8 (oito) estudos, do total de 11 (onze), sendo artigos, dissertações e teses publicados nacionalmente e internacionalmente. Das análises, percebemos que os alunos são capazes de formular problemas e por vezes, bons problemas e que essa prática é um caminho para despertar a criatividade, a descoberta, o espírito investigativo, crítico e reflexivo. Contudo, é pouco pesquisada com referência na dimensão didática e suas implicações no ensino de matemática e é nesse aspecto, que nossa pesquisa pretende avançar

Texto completo: PDF