OFICINAS
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E A MATEMÁTICA: INTERFACE NO FAZER PEDAGÓGICO | PLANEJAMENTO DA OFICINA |
Marinalva Conceição de Souza, Dilza Coco |
EXPLORANDO PERSPECTIVA EM FOTOS | PLANEJAMENTO DA OFICINA |
Organdi Mongin Rovetta, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Jenifer Heleno Stoffel |
EXPLORANDO TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS | Planejamento da oficina |
Sabrine Costa Oliveira, Lívia Oliveira Santos, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Lauro Chagas e Sá |
INTEGRAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E HISTÓRIA EM ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA | Planejamento da oficina |
Christiane de Morais Maia, Tiago Bissi, Ligia Arantes Sad |
O MUNDO MÁGICO DE ESCHER: “QUESTÕES SOBRE A PAVIMENTAÇÃO DO PLANO” | Planejamento da oficina |
Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni, Michel Guerra de Souza, Douglas Araujo Victor |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE DIVISÃO NOS ANOS INICIAIS: REFLEXÕES E REPRESENTAÇÕES | Planejamento da oficina |
Sandra Aparecida Fraga da Silva, Bernadete Verônica Schaeffer Hoffman |
RELATO DE EXPERIÊNCIA
MÍDIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO | |
Jackelinne Azevedo Silva dos Santos, Helio Rosetti Junior |
MATEMÁTICA FINANCEIRA: DIÁLOGO E REFLEXÃO PARA O PLANEJAMENTO FINANCEIRO “IDEAL” | |
Fernanda Soares da Silva Bonato, Viviane Rosa de Lima Ribeiro Castiglioni, Antônio Henrique Pinto |
CONTANDO E AGRUPANDO: DAS CAVERNAS AO COMPUTADOR | |
Viviane Rosa de Lima Ribeiro Castiglioni, Marinalva Conceição de Souza, Alex Jordane de Oliveira |
POSSIBILIDADES E LIMITES DO ENSINO EM MATEMÁTICA POR MEIO DO WHATSAPP | |
Angelo Pedrote Caon, Lilian Regina Araujo dos Santos |
EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS | |
Zleinda Schultz Kuster, Alexsandra Lúcia Miranda Senna da Silva, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
NÚMEROS INTEIROS: FIXAÇÃO ATRAVÉS DO SOBE E DESCE | |
Anderson José Silva, Luanda Carvalho Nascimento |
REFLETINDO SOBRE A MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO TÉCNICO EM SERVIÇOS JURÍDICOS | |
Thaís Leal da Cruz Silva |
UMA PERSPECTIVA DA MARATONA DE MATEMÁTICA: DESCRIÇÕES E REFLEXÕES | |
Vitor Bortolotti Ribeiro, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO | |
Clarice Segantini, André Tessaro, Moysés Gonçalves Siqueira Filho |
POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO A PARTIR DA COMPREENSÃO E REFLEXÃO DE REGISTROS FEITOS POR ALGUNS PROFESSORES E ALGUNS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL | |
Alessandra Silva Ribeiro Carminati, Leandra Gonçalves dos Santos, Vivian Renata da Silva dos Santos |
COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA
INVESTIGANDO O TRIÂNGULO DE PASCAL | |
Messenas Miranda Rocha, Vania Maria Pereira dos Santos-Wagner |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ATRAVÉS DE DESENHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE MEU DESENHO QUER DIZER? | |
Simone Damm Zogaib, Vania Maria Pereira dos Santos-Wagner |
OS MOMENTOS DO JOGO COMO POTENCIALIZADOR DE INVESTIGAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA | |
JOSE CARLOS THOMPSON DA SILVA, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
UMA SONDAGEM DA CONSTITUIÇÃO DE SENTIDO DE NÚMERO EM ATIVIDADE SIGNIFICATIVA | |
Bernadete Veronica Hoffman, Vânia Maria Pereira Santos-Wagner |
ATIVIDADES DIDÁTICAS SOBRE ISOMETRIAS ENVOLVENDO BORDADO EM PONTO CRUZ: ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE ALUNOS | |
Sabrine Costa Oliveira, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
USO DE DOCUMENTO HISTÓRICO NO ENSINO MÉDIO: ESTRATÉGIAS E SOLUÇÕES DE ALUNOS EM AULAS DE TEORIA DE GRAFOS | |
Lauro Chagas e Sá, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE DIVISÃO NÃO ROTINEIRO | |
Jaqueline Magalhães Brum, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO PIBID | |
DANIELLY FRAGA SANTANA, DILZA CÔCO, ROSANA MARTINS MATTIUZZI |
PÔSTER
A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NO ESPÍRITO SANTO NO INÍCIO DO SÉCULO XX | |
Ana Claudia Pezzin, Moysés Gonçalves Siqueira Filho |
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: DO CONCEITO HISTÓRICO À REALIDADE DAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
ROSANE CORDEIRO RAFAEL, Liamara Scortegagna, Nelson Machado Barbosa |
RELATOS DE MULHERES JOVENS E ADULTAS PRIVADAS DE LIBERDADE: MINHA VIDA ESCOLAR | |
Fernanda Soares da Silva Bonato, Antônio Henrique Pinto |
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES NO PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA | |
Drielen Mota Vieira dos Santos |
MINICURSO INVESTIGANDO, EXPERIMENTANDO E JOGANDO PARA APRENDER MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA NO ENSINO MÉDIO | |
Daniela Mendes Vieira da Silva, Karina C. Costa, Bruno G. Penedo, Darling Domingos |
“MATHEMATIKÓS” NA EJA: A VALORIZAÇÃO DO COTIDIANO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA APRENDER MATEMÁTICA | |
Drielen Mota Vieira dos Santos |
ESTUDO DE CASO: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DE UM ESTUDANTE PARTICIPANTE DA EJA | |
Drielen Mota Vieira dos Santos |
PIBID: A UTILIZAÇÃO DOS ARTEFATOS COMO ELEMENTO DE APRENDIZAGEM NAS RESSIGNIFICAÇÕES DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Maria Aparecida Silva de Souza |