OFICINAS
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E A MATEMÁTICA: INTERFACE NO FAZER PEDAGÓGICO | PLANEJAMENTO DA OFICINA |
Marinalva Conceição de Souza, Dilza Coco |
RELATO DE EXPERIÊNCIA
AS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CAMPO ADITIVO DOS NÚMEROS INTEIROS | |
Davi Cardoso |
CONTANDO E AGRUPANDO: DAS CAVERNAS AO COMPUTADOR | |
Viviane Rosa de Lima Ribeiro Castiglioni, Marinalva Conceição de Souza, Alex Jordane de Oliveira |
A AULA DE PROJEÇÃO ORTOGONAL NA DISCIPLINA DE DESENHO TÉCNICO: UM EXEMPLO DE ATIVIDADE REALIZADA NAS TURMAS DO CURSO EM ELETROTÉCNICA | |
Janaina Carneiro Marques, Priscila de Souza Chisté |
POSSIBILIDADES E LIMITES DO ENSINO EM MATEMÁTICA POR MEIO DO WHATSAPP | |
Angelo Pedrote Caon, Lilian Regina Araujo dos Santos |
JOGO X: DIVERSÃO + CONCEITO DE MULTIPLICAÇÃO = DESENVOLVIMETNO EDUCACIONAL | |
Marciel Santiago Costa, Alana Nunes Pereira |
REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Leandra Gonçalves dos Santos, PRISCILA PORTELA CARNEIRO, NATALIA AMARAL TAQUETTE |
POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO A PARTIR DA COMPREENSÃO E REFLEXÃO DE REGISTROS FEITOS POR ALGUNS PROFESSORES E ALGUNS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL | |
Alessandra Silva Ribeiro Carminati, Leandra Gonçalves dos Santos, Vivian Renata da Silva dos Santos |
COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA
A DINÂMICA DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS REAIS | |
Mariana dos Santos Cezar, Rodolfo Chaves |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP): POSSIBILIDADES E REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
ROSANGELA CARDOSO SILVA BARRETO |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PARA UM ALUNO COM AUTISMO | |
Jonas José Chequetto, Agda Felipe Silva Gonçalves |
POSSÍVEIS VIÉSES ENTRE ETNOMATEMÁTICA E MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS | |
Rodolfo Chaves, Weverton Augusto da Vitória, Ivonilton Pereira de Novais |
MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO DE ENSINO APRENDIZAGEM | |
Angélica Bergamini Giostri, Dilza Coco |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA PARA O CURRÍCULO ESCOLAR DOS GUARANI DO ESPÍRITO SANTO | |
Ozirlei Teresa Marcilino, Claudia Alessandra C. de Araujo Lorenzoni |
INFLUÊNCIAS E RELEVÂNCIAS DAS OBRAS DE MALBA TAHAN NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Isaias Amorim Lemos, Rodolfo Chaves |
CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO PIBID | |
DANIELLY FRAGA SANTANA, DILZA CÔCO, ROSANA MARTINS MATTIUZZI |
PÔSTER
O USO DO MATERIAL DOURADO E DO QUADRO VALOR DE LUGAR (QVL) NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE SÉRIES INICIAS | |
Renan Oliveira Altoé, Thamires Belo de Jesus, Maria Laucinéia Carari |
MINICURSO INVESTIGANDO, EXPERIMENTANDO E JOGANDO PARA APRENDER MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA NO ENSINO MÉDIO | |
Daniela Mendes Vieira da Silva, Karina C. Costa, Bruno G. Penedo, Darling Domingos |
O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA PRATICADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO PROFISSIONAL | |
ROSANGELA CARDOSO SILVA BARRETO |
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA, MATEMÁTICA E CURRÍCULO | |
Viviane Rosa de Lima Ribeiro Castiglioni, Antonio Henrique Pinto |