Apresentações e Autores

resepi nasi ayam resep masakan sederhana resep kue resepi kue ulangtahun resepi resep makanan resep makanan resepi resep makanan resep makanan resep makanan resep makanan

Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Todos
Modalidade:
 

OFICINAS

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E A MATEMÁTICA: INTERFACE NO FAZER PEDAGÓGICO PLANEJAMENTO DA OFICINA
Marinalva Conceição de Souza, Dilza Coco
EXPLORANDO PERSPECTIVA EM FOTOS PLANEJAMENTO DA OFICINA
Organdi Mongin Rovetta, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Jenifer Heleno Stoffel
EXPLORANDO TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS Planejamento da oficina
Sabrine Costa Oliveira, Lívia Oliveira Santos, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Lauro Chagas e Sá
GEOMETRIA FRACTAL PARA O ENSINO MÉDIO Planejamento da oficina
Lúcio Souza Fassarella, Débora Souza Luz, Luana Kathelena Ribeiro Brandão
INTEGRAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E HISTÓRIA EM ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA Planejamento da oficina
Christiane de Morais Maia, Tiago Bissi, Ligia Arantes Sad
O MUNDO MÁGICO DE ESCHER: “QUESTÕES SOBRE A PAVIMENTAÇÃO DO PLANO” Planejamento da oficina
Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni, Michel Guerra de Souza, Douglas Araujo Victor
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE DIVISÃO NOS ANOS INICIAIS: REFLEXÕES E REPRESENTAÇÕES Planejamento da oficina
Sandra Aparecida Fraga da Silva, Bernadete Verônica Schaeffer Hoffman

RELATO DE EXPERIÊNCIA

AS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CAMPO ADITIVO DOS NÚMEROS INTEIROS PDF
Davi Cardoso
MÍDIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PDF
Jackelinne Azevedo Silva dos Santos, Helio Rosetti Junior
JCLIC: UM IMPORTANTE APOIO NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Maritza Antonia Oliva Godoy
REFORÇANDO A MATEMÁTICA ESCOLAR COM TECNOLOGIA EDUCACIONAL PDF
Jéssica Schultz Kuster
MATEMÁTICA FINANCEIRA: DIÁLOGO E REFLEXÃO PARA O PLANEJAMENTO FINANCEIRO “IDEAL” PDF
Fernanda Soares da Silva Bonato, Viviane Rosa de Lima Ribeiro Castiglioni, Antônio Henrique Pinto
CONTANDO E AGRUPANDO: DAS CAVERNAS AO COMPUTADOR PDF
Viviane Rosa de Lima Ribeiro Castiglioni, Marinalva Conceição de Souza, Alex Jordane de Oliveira
O ENSINO DE ESTATÍSTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID PDF
Josiane Baldo, Janielli de Vargas Fortes
Zona de Desenvolvimento Eminente na apropriação de conceitos de números racionais. PDF
Siméia Tussi Jacques, Dorcas Tussi Jacques
O JOGO DIDÁTICO NUMA PERSPECTIVA INTENCIONAL DE APRENDIZAGEM PDF
Gerson Avelino Fernandes Pereira, Fernanda Barbosa Santos
A AULA DE PROJEÇÃO ORTOGONAL NA DISCIPLINA DE DESENHO TÉCNICO: UM EXEMPLO DE ATIVIDADE REALIZADA NAS TURMAS DO CURSO EM ELETROTÉCNICA PDF
Janaina Carneiro Marques, Priscila de Souza Chisté
O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O ALUNO SURDO NAS SÉRIES INICIAIS PDF
Janielli de Vargas Fortes
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO NO ENSINO MÉDIO PDF
Elcio Pasolini Milli, Cátia Aparecida Palmeira
RELATO DE EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS COM OS EDUCANDOS DA EJA PDF
Karine Pessoa Oliveira
POSSIBILIDADES E LIMITES DO ENSINO EM MATEMÁTICA POR MEIO DO WHATSAPP PDF
Angelo Pedrote Caon, Lilian Regina Araujo dos Santos
A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA PDF
Solange Taranto Reis, Luanda Carvalho da Silva Nascimento, Arlindo José Merçon
JOGO X: DIVERSÃO + CONCEITO DE MULTIPLICAÇÃO = DESENVOLVIMETNO EDUCACIONAL PDF
Marciel Santiago Costa, Alana Nunes Pereira
Matemática e Literatura: Alguns caminhos possíveis PDF
Mariana Sales Araújo, Suseli de Paula Vissicaro
O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PDF
Dayselane Pimenta Lopes Rezende
FORMAÇÃO CONTINUADA COM ÊNFASE EM ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DO PNAIC NO MUNICÍPIO DE MERCEDES-PR PDF
Kiara Baasch Mensch, Letícia Vanin
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: ATIVIDADE COM O USO DA CALCULADORA EM TURMAS DE 6º ANO PDF
Sabrine Costa Oliveira
ABORDAGEM INTEGRADORA DE GEOMETRIA: DA GEOMETRIA ESPACIAL À GEOMETRIA PLANA PDF
Dorcas Tussi Jacques, Siméia Tussi Jacques
CURRÍCULO, PRÁTICA E AVALIAÇÃO: OBSERVAÇÕES DA REALIDADE ESCOLAR NUMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SALINAS-MG
Thaiana Martins Marques
EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS PDF
Zleinda Schultz Kuster, Alexsandra Lúcia Miranda Senna da Silva, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner
O PENSAR A SIGNIFICAÇÃO METODOLOGIAS QUE RESSIGNIFIQUEM O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA ESCOLA PDF
Maryangela Bastos da Silveira Reis, Leandra Gonçalves dos Santos
NÚMEROS INTEIROS: FIXAÇÃO ATRAVÉS DO SOBE E DESCE
Anderson José Silva, Luanda Carvalho Nascimento
PIBID e as contribuições no processo formativo do Professor de Matemática: uma experiência na Escola Pública
Ricardo Benedito Oliveira
ENSINO DE MATEMÁTICA: BICHO DE 7 PEÇAS PDF
Adriana da Costa Barbosa, Wesley José Nunes Pinto
REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PDF
Leandra Gonçalves dos Santos, PRISCILA PORTELA CARNEIRO, NATALIA AMARAL TAQUETTE
REFLETINDO SOBRE A MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO TÉCNICO EM SERVIÇOS JURÍDICOS PDF
Thaís Leal da Cruz Silva
FRACTAIS: PERSPECTIVA DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR PDF
Eliane Aparecida Martins de Almeida, Janibia Fernanda da Costa
DISCUSSOES REFLEXIVAS EM UM AMBIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: MEDINDO O NÍVEL DE ÁGUA DO RESERVATÓRIO PDF
JONISARIO LITTIG, LUCIANO LESSA LORENZONI, OSCAR LUIZ TEIXEIRA DE REZENDE
UMA PERSPECTIVA DA MARATONA DE MATEMÁTICA: DESCRIÇÕES E REFLEXÕES PDF
Vitor Bortolotti Ribeiro, Sandra Aparecida Fraga da Silva
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO PDF
Clarice Segantini, André Tessaro, Moysés Gonçalves Siqueira Filho
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS E DA COMPREENSÃO DO CONCEITO DE NÚMERO NEGATIVO PDF
Geralda de Fatima Neri Santana, Marcelo Carlos de Proença
POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO A PARTIR DA COMPREENSÃO E REFLEXÃO DE REGISTROS FEITOS POR ALGUNS PROFESSORES E ALGUNS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Alessandra Silva Ribeiro Carminati, Leandra Gonçalves dos Santos, Vivian Renata da Silva dos Santos

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

O USO DO SOFTWARE WxMAXIMA: REFLEXÕES A PARTIR DE UM TRABALHO COLABORATIVO REALIZADO ENTRE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO PDF
Maria Edwirgem Ribeiro da Silva
UMA REFLEXÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE PROGRAMA DE GEOMETRIA DINÂMICA AO CONSIDERAR CARACTERÍSTICAS DO RACIOCÍNIO GEOMÉTRICO PDF
Solange Sardi Gimenes, Rony Claudio de Oliveira Freitas
ASPECTOS DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO: UMA ANÁLISE DOS PROBLEMAS MATEMÁTICOS ELABORADOS NA FORMAÇÃO DO (AS) PROFESSORES (AS) ORIENTADORAS DE ESTUDOS PDF
Eliane Aparecida Martins de Almeida, Janibia Fernanda da Costa, Osinéia Albina Brunelli
INVESTIGANDO O TRIÂNGULO DE PASCAL PDF
Messenas Miranda Rocha, Vania Maria Pereira dos Santos-Wagner
A DINÂMICA DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS REAIS PDF
Mariana dos Santos Cezar, Rodolfo Chaves
SEQUENCIAS DIDATICAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PDF
Vanusa Stefanon Maroquio, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Camila de Oliveira Fonseca Ribeiro
DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL PDF
Rosane Cordeiro Rafael, Mariana Ferreira Araújo, Nelson Machado Barbosa
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP): POSSIBILIDADES E REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
ROSANGELA CARDOSO SILVA BARRETO
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA E CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Carlos Alberto Afonso de Almeida Junior
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO PDF
Vanusa Stefanon Maroquio, Camila de Oliveira Fonseca Ribeiro, Fabricio Assis Trancoso
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ATRAVÉS DE DESENHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE MEU DESENHO QUER DIZER? PDF
Simone Damm Zogaib, Vania Maria Pereira dos Santos-Wagner
REDES SOCIAIS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: CURTINDO E COMPARTILHANDO INTERAÇÕES PDF
Organdi Mongin Rovetta, Sandra Aparecida Fraga da Silva
A TECNOLOGIA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA: SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS POR MEIO DO CABRI GEÓMÈTRE PDF
Daniel Silva Gonçalves, Karine Pessoa Oliveira, Marilene Fontoura Alves
OS MOMENTOS DO JOGO COMO POTENCIALIZADOR DE INVESTIGAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA
JOSE CARLOS THOMPSON DA SILVA, Sandra Aparecida Fraga da Silva
OS DIFERENTES CONCEITOS DE DIVISÃO E AS FORMAS GEOMÉTRICAS: UMA EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA COM UMA ALUNA SURDA PDF
Thamires Belo de Jesus
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PARA UM ALUNO COM AUTISMO PDF
Jonas José Chequetto, Agda Felipe Silva Gonçalves
REFLEXÃO SOBRE COMO A INTERVENÇÃO DOCENTE SOBRE OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO PODEM INFLUENCIAR NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 7º ANO PDF
Luciane Ramos Américo
ANÁLISE DAS PROVAS DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS PDF
Karolliny Garcia Fonseca
UMA SONDAGEM DA CONSTITUIÇÃO DE SENTIDO DE NÚMERO EM ATIVIDADE SIGNIFICATIVA PDF
Bernadete Veronica Hoffman, Vânia Maria Pereira Santos-Wagner
ATIVIDADES DIDÁTICAS SOBRE ISOMETRIAS ENVOLVENDO BORDADO EM PONTO CRUZ: ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE ALUNOS PDF
Sabrine Costa Oliveira, Sandra Aparecida Fraga da Silva
VISÕES DE MATEMÁTICA E DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORAS PDF
Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner
POSSÍVEIS VIÉSES ENTRE ETNOMATEMÁTICA E MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS PDF
Rodolfo Chaves, Weverton Augusto da Vitória, Ivonilton Pereira de Novais
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E INTERCULTURALIDADE: LUTAS E RESISTÊNCIAS COLETIVAS EM ARACRUZ-ES
Ozirlei Teresa Marcilino
MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO DE ENSINO APRENDIZAGEM PDF
Angélica Bergamini Giostri, Dilza Coco
O PNAIC: ANÁLISE DOS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS ORIENTADORES DE ESTUDO E PROFESSORES ALFABETIZADORES AO DESENVOLVEREM AS ATIVIDADES DO PROGRAMA PDF
Letícia Vanin, Osinéia Albina Brunelli, Vera Lucia Martiniak
O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA DE MATEMÁTICA E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES PDF
Osinéia Albina Brunelli, Letícia Vanin Vanin
Análise de erros como uma metodologia no ensino da matemática
Alessandro Gonçalves
O ENSINO-APRENDIZADO DE MATEMÁTICA E SUA METODOLOGIA, UMA REFLEXÃO DOCENTE
Eli Rosenilde de Araújo, Marco Aurelio Meira Fonseca, Marcos Ribeiro Mendes
UM ESTUDO SOBRE ALGORITMO DA SUBTRAÇÃO: UM CASO DO ZERO! PDF
Rosinalda Aurora de Melo Teles
CONTRIBUIÇÕES DE UMA ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA PARA O CURRÍCULO ESCOLAR DOS GUARANI DO ESPÍRITO SANTO PDF
Ozirlei Teresa Marcilino, Claudia Alessandra C. de Araujo Lorenzoni
O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Sérgio Rodrigues de Souza
USO DE DOCUMENTO HISTÓRICO NO ENSINO MÉDIO: ESTRATÉGIAS E SOLUÇÕES DE ALUNOS EM AULAS DE TEORIA DE GRAFOS PDF
Lauro Chagas e Sá, Sandra Aparecida Fraga da Silva
RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE DIVISÃO NÃO ROTINEIRO
Jaqueline Magalhães Brum, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner
INFLUÊNCIAS E RELEVÂNCIAS DAS OBRAS DE MALBA TAHAN NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Isaias Amorim Lemos, Rodolfo Chaves
CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO PIBID
DANIELLY FRAGA SANTANA, DILZA CÔCO, ROSANA MARTINS MATTIUZZI
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: INFINITOS HACKEAVEIS
Marciano Almeida Vieira, Alex Oliveira Jordane

PÔSTER

O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino da matemática: concepções e implicações PDF
Elias Antonio Almeida Fonseca
A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NO ESPÍRITO SANTO NO INÍCIO DO SÉCULO XX PDF
Ana Claudia Pezzin, Moysés Gonçalves Siqueira Filho
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: DO CONCEITO HISTÓRICO À REALIDADE DAS AULAS DE MATEMÁTICA PDF
ROSANE CORDEIRO RAFAEL, Liamara Scortegagna, Nelson Machado Barbosa
RELATOS DE MULHERES JOVENS E ADULTAS PRIVADAS DE LIBERDADE: MINHA VIDA ESCOLAR PDF
Fernanda Soares da Silva Bonato, Antônio Henrique Pinto
UTILIZANDO JOGO PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE: ALGUNS RELATOS E REFLEXÕES PDF
DANIELLE DE OLIVEIRA LIMA, GISELA MARIA DA FONSECA PINTO, THAIANA DOS ANJOS TRIGO
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES NO PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA PDF
Drielen Mota Vieira dos Santos
O USO DO MATERIAL DOURADO E DO QUADRO VALOR DE LUGAR (QVL) NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE SÉRIES INICIAS PDF
Renan Oliveira Altoé, Thamires Belo de Jesus, Maria Laucinéia Carari
MINICURSO INVESTIGANDO, EXPERIMENTANDO E JOGANDO PARA APRENDER MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA NO ENSINO MÉDIO
Daniela Mendes Vieira da Silva, Karina C. Costa, Bruno G. Penedo, Darling Domingos
ENTRE CONCEITO E PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO
Fernanda Leite Azevedo, Rafaela de Souza Pereira
CONHECIMENTOS DE CRIANÇAS SOBRE O SISTEMA DE NUMERAÇÃO: O DESAFIO DE UTILIZAR EFICAZMENTE A NUMERAÇÃO ESCRITA PDF
Maria Priscila Bacellar Monteiro
“MATHEMATIKÓS” NA EJA: A VALORIZAÇÃO DO COTIDIANO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA APRENDER MATEMÁTICA PDF
Drielen Mota Vieira dos Santos
O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA PRATICADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO PROFISSIONAL
ROSANGELA CARDOSO SILVA BARRETO
ESTUDO DE CASO: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DE UM ESTUDANTE PARTICIPANTE DA EJA PDF
Drielen Mota Vieira dos Santos
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA, MATEMÁTICA E CURRÍCULO PDF
Viviane Rosa de Lima Ribeiro Castiglioni, Antonio Henrique Pinto
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA ENQUANTO IDENTIDADE METODOLÓGICA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL
Wanessa Coelho Badke, Lauro Chagas e Sá, Sabrine Costa Oliveira
PIBID: A UTILIZAÇÃO DOS ARTEFATOS COMO ELEMENTO DE APRENDIZAGEM NAS RESSIGNIFICAÇÕES DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Maria Aparecida Silva de Souza
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM SALA DE AULA PDF
José Aparecido da Silva Fernandes, Elisandra Brizolla de Oliveira


Realização