Visão Geral

resepi nasi ayam resep masakan sederhana resep kue resepi kue ulangtahun resepi resep makanan resep makanan resepi resep makanan resep makanan resep makanan resep makanan

Nas últimas décadas do século XX a Educação Matemática brasileira passou a se constituir em relevante campo de pesquisa congregando professores de matemática em todos os níveis de ensino, numa perspectiva de ampliação da concepção de formação humana, pela superação da visão fragmentária e descontextualizada do conhecimento matemático. Conforme salienta o pesquisador brasileiro Ubiratan D’Ambrósio, a concepção predominante nas práticas pedagógicas ao longo do século XX apoiou-se numa visão de matemática caracterizada unicamente pelo formalismo dessa ciência, levando a pouca aplicabilidade e quase nenhuma relação com a dimensão histórico-cultural desse conhecimento milenar e que se acha presente em todos os povos e culturas. Tal fato contribuiu para tornar o conhecimento matemático em fator de exclusão educacional, aspecto prejudicial ao desenvolvimento humano, visto que a ciência matemática representa relevante papel na sociedade contemporânea, além de tornar a sala de aula de matemática como algo enfadonho e desmotivador.

Para mudar esse quadro é preciso que pensemos em práticas pedagógicas diferenciadas e as pesquisas em educação têm também o seu papel e sua contribuição a dar. Elas devem apontar para a direção da valorização do ser e, acima de tudo, serem colocadas dentro de certos princípios éticos. Um desses princípios é o de que as investigações em educação matemática devem produzir benefícios para maior número de estudantes, e outro é que as investigações não devem se justificar pelo mero prazer da investigação. A generalização do conhecimento tem de servir para fins éticos e morais. É necessário que se suponha, por meio da pesquisa, uma melhor educação para todas as pessoas que decidam entrar em uma sala de aula. A investigação é um espaço de diálogo comum para buscar formas coletivas de transformar a educação e superar as barreiras (elitistas) que tradicionalmente se interpõem à educação matemática. É necessário, portanto, nos comprometermos a realizar investigações sem pretensão de consolidar a visão elitista que alguns profissionais têm ao criar níveis para, por meio deles, os estudantes alcançarem conhecimentos elevados em Matemática. Deve-se, portanto, buscar formas para que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades de acesso aos conhecimentos matemáticos, ainda que o façam a partir de pontos de vista ou momentos diferentes.

Diante disso, é importante que se faça o seguinte questionamento: que práticas de ensino de matemática podem colaborar para o processo de aprendizagem? A Matemática precisa ser encarada como uma possibilidade de se refletir criticamente. E é nesse sentido que propomos para o X Encontro Capixaba de Educação Matemática o tema “Metodologias para o ensino de Matemática na Educação Básica: debates para compreender e intervir”. Esse encontro, o décimo já realizado em nosso estado desde o ano de 1988, tem parceria entre o Instituto Federal do Espírito Santo, Universidade Federal do Espírito Santo e Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional ES. Como resultados, se pretende ampliar a aproximação entre pesquisa e prática docente, entre estudantes e professores e entre instituições de ensino e pesquisa, além de fomentar a formação de pesquisadores em educação matemática em nosso estado.



Realização