Local da conferência
-
PAVIMENTO SUPERIOR
- Sala 9
- Sala 10
- Sala 11
- Sala 12
- Sala 14
- Sala 16
- Sala 17
-
TÉRREO
- Pátio
- Auditório
- Mini Auditório
Agenda da Conferência
2018-10-25
04:00
-
ANÁLISE DE PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO A PARTIR DE TAREFAS SOBRE NÚMEROS COM REPRESENTAÇÃO DECIMAL
Prédio: TÉRREO
Sala: Mini Auditório -
GEOMETRIA ESPACIAL E ÁLGEBRA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS
Prédio: TÉRREO
Sala: Mini Auditório -
A MATEMÁTICA: O GOSTAR OU NÃO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Prédio: TÉRREO
Sala: Auditório -
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA COM JOGOS AFRICANOS
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 10 -
PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA EXPERIÊNCIA ETNOMATEMÁTICA NO CEIER- ÁGUIA BRANCA - ES
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 10 -
O USO DA FOTOGRAFIA DIGITAL PARA EXPLORAR PERSPECTIVA COM BASE NOS TRABALHOS DE MAURITS CORNELIS ESCHER
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 14 -
TEOREMA DE TALES NO CONTEXTO DA SEGURANÇA DO TRABALHO: UM OLHAR PARA OS ACIDENTES EM ALTURAS
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 9 -
VOLUME DO CILINDRO: DISCUSSÃO DE UMA ATIVIDADE À LUZ DA TEORIA DE VAN HIELE
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 14 -
FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIMENTAÇÃO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 16 -
EXPERIÊNCIAS COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 16 -
ANÁLISE DE DIÁLOGOS DE ALUNOS DO PROEJA EM RESOLUÇÕES DE ATIVIDADES QUE ENVOLVEM NÚMEROS NEGATIVOS
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 9 -
PESQUISAS ENVOLVENDO LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA E SUA UTILIZAÇÃO POR DIFERENTES SUJEITOS DE UMA UNIVERSIDADE
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 16 -
ALIMENTO PARA O SABER: ATIVIDADES DE REFORÇO ESCOLAR EM MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Prédio: TÉRREO
Sala: Mini Auditório -
RESSIGNIFICANDO A DIFICULDADE EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Prédio: TÉRREO
Sala: Auditório -
ESTUDO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS EM TURMAS DE 3° ANO DO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA COM GRUPOS DE WHATSAPP
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 14 -
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UM GRUPO COOPERATIVO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 16 -
CLUBE DE MATEMÁTICA E A INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE O SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO DA GRANDE VITÓRIA
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 9 -
RELATO SOBRE PLANEJAMENTO COLABORATIVO COMO ESTRATÉGIA DE APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 10 -
O USO DO JOGO BATALHA NAVAL COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE PLANO CARTESIANO: UMA EXPERIÊNCIA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 10 -
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ARITMÉTICO PARA A AUTONOMIA: UMA PROPOSTA COM UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EJA
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 9 -
DEFINIÇÃO DE POLÍGONO NOS LIVROS DIDÁTICOS: JÁ É CONSENSUAL OU AINDA PODE HAVER DÚVIDAS?
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 14 -
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: DAS DIRETRIZES NACIONAIS ÀS EXPECTATIVAS DE UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 16 -
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ALFABETIZADORES: CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E LITERATURA INFANTIL
Prédio: TÉRREO
Sala: Auditório -
ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO DO PROEJA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 9 -
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Prédio: TÉRREO
Sala: Mini Auditório -
DESCOBRINDO O CONCEITO DE NÚMEROS E SUAS REPRESENTAÇÕES MANIPULANDO AS PEÇAS VIRTUAIS DO APLICATIVO MULTIBASE
Prédio: TÉRREO
Sala: Auditório
2018-10-26
03:20
-
PROPRIEDADES REFLEXIVAS DAS CÔNICAS: UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA UM CURSO DE GEOMETRIA ANALÍTICA
Prédio: TÉRREO
Sala: Pátio -
O USO DO JOGO SOBE E DESCE COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS INTEIROS DURANTE AS AULAS DO PIBID
Prédio: TÉRREO
Sala: Pátio -
ESTUDO SOBRE AS AÇÕES DO PIBID NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMG/SJE
Prédio: TÉRREO
Sala: Pátio -
NÚMEROS FIGURADOS TRIANGULARES E QUADRADOS A PARTIR DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS MANIPULÁVEIS REAPROVEITÁVEIS
Prédio: TÉRREO
Sala: Pátio -
INTERSEÇÕES ENTRE BIOTECNOLOGIA E MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO DO CURSO TÉCNICO EM BIOTECNOLOGIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
Prédio: TÉRREO
Sala: Pátio -
O ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA NUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE SIMULADOR PHET PARA 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Prédio: TÉRREO
Sala: Pátio
04:00
-
ORIGAMIS COMO INSTRUMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA E NAS CIÊNCIAS
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 9 -
NÚMEROS RACIONAIS E SEUS DIFERENTES SIGNIFICADOS: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 17 -
(RE)CONSTRUÇÃO DE IDEIAS SOBRE O CÁLCULO MENTAL: RELATO DE UMA AULA
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 17 -
UMA POSSIBILIDADE DE ABORDAGEM PARA A ESTATÍSTICA DESCRITIVA NO ENSINO SUPERIOR
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 16 -
PROJETO PRÉ-CÁLCULO: TRILHAS DE APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA DO ENSINO SUPERIOR COM ENSINO HÍBRIDO
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 16 -
O ENSINO DE MATEMÁTICA: ESPECIFICIDADES E POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR COM A EDUCAÇÃO FÍSICA
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 9 -
UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS ALIADAS AO TRABALHO COLABORATIVO E A ESCRITA DISCURSIVA EM AMBIENTE VIRTUAL PARA CONSTRUIR CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 11 -
ALGUMAS LEITURAS PLAUSÍVEIS ENTRE MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS E ETNOMATEMÁTICA
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 16 -
A COMPREENSÃO DE ENUNCIADOS DE PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA: UMA CONVERSA ENTRE POLYA E BAKHTIN
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 16 -
COMBINATÓRIA E SUAS CONEXÕES: ENTRE LETRAS, FRASES E NÚMEROS
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 16 -
PROBLEMAS VERBAIS ENVOLVENDO DIVISÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 17 -
O USO DO JOGO KALAH COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA TURMA MULTISSERIADA DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Prédio: TÉRREO
Sala: Mini Auditório -
DESPERDÍCIO DE ÁGUA, VAMOS ACABAR COM ESSA PRÁTICA: ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA COM TURMA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 12 -
(RE)CONSTRUÇÃO DOS SABERES SOBRE DIVISÃO PARTITIVA E QUOTATIVA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 17 -
ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A NECESSIDADE DA LINGUAGEM MATEMÁTICA EM DEBATE
Prédio: TÉRREO
Sala: Mini Auditório -
UM ESTUDO SOBRE O CRESCIMENTO MÉDIO DE SEMENTES DE FEIJÃO POR MEIO DA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 12 -
LER, ESCREVER E RESOLVER PROBLEMAS GEOMÉTRICOS
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 11 -
FUNÇÃO AFIM E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA DE ANÁLISE DE PLANOS DE TELEFONIA NO ENSINO MÉDIO
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 11 -
EXPLORANDO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA A LUZ DA CONTEXTUALIZAÇÃO MATEMÁTICA
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 12 -
O TRABALHO COM QUESTÕES REFERENTES À PROPORCIONALIDADE SOB A PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 11 -
O USO DOS ORIGAMIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE ÁREA E PERÍMETRO
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 9 -
PRÁTICAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO ENEM
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 11 -
TRABALHANDO COM O MODELO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA USANDO GEOMETRIA ANALÍTICA
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 9 -
OPERAÇÕES COM NÚMEROS ENVOLVENDO O CÁLCULO MENTAL, ESTIMATIVA E USO DA CALCULADORA: RELATO DE UMA AULA EXECUTADA NUM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO
Prédio: PAVIMENTO SUPERIOR
Sala: Sala 17 -
MATEMÁTICA CULTURAL: O ARTESANATO NO ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL ll NUMA ESCOLA INDÍGENA DA BAHIA
Prédio: TÉRREO
Sala: Mini Auditório -
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O DESAFIO DO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Prédio: TÉRREO
Sala: Mini Auditório
03:20
-
CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMEROS DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE WILLIAMS A PARTIR DA TEORIA DA COMPENSAÇÃO DE VYGOTSKY
Prédio: TÉRREO
Sala: Pátio -
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO PROFISSIONALIZANTE NOS ANAIS DO ENEM 2013-2016
Prédio: TÉRREO
Sala: Pátio -
A MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA DO IFMG-CÂMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA
Prédio: TÉRREO
Sala: Pátio -
ENSINANDO AS HORAS: UMA PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO DO MATERIAL DOURADO PARA OS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Prédio: TÉRREO
Sala: Pátio -
INVESTIGAÇÕES GEOMÉTRICAS EM PROBLEMAS DE EMPACOTAMENTO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA NO CONTEXTO DA LOGÍSTICA
Prédio: TÉRREO
Sala: Pátio
04:00
-
A MATEMÁTICA ALÉM DO EGITO, MESOPOTÂMIA, CHINA, ÍNDIA E GRÉCIA: SISTEMAS DE NUMERAÇÃO NAS CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS
Prédio: TÉRREO
Sala: Mini Auditório